Online, ao vivo

A DigiCom+ Treinamentos Digitais apresenta o Curso Formação Profissional em Compras no formato online, ao vivo, via Zoom.


O conteúdo inclui a gestão de contratos em compras, não incluso no curso em formato gravado, contendo aproximadamente 20 horas/aula. Inclui certificado personalizado, apostila e planilhas para baixar.


As aulas são agendadas com antecedência e todos os alunos matriculados, com o pagamento confirmado, receberão as instruções detalhadas para assistir via Zoom.

Conheça, abaixo, detalhes do curso e entre em contato para saber mais.


Curso Formação Profissional em Compras - com planilhas para baixar

Ensinar ao aluno(a) o que um profissional de Compras precisa saber para conduzir a transição e implementar todas as atividades estratégicas, tanto para a gestão, quanto para as negociações. Capacitar o profissional para que ele entenda o que é tático e o que é estratégico, de forma a organizar, planejar e executar suas atividades focado no máximo retorno para o negócio. Ensinar as melhores práticas, métodos e processos para a gestão completa dos contratos de fornecimento.


Público alvo - o conteúdo do curso atende às demandas dos profissionais de Compras de todos os níveis e de todos os segmentos de mercado.


Carga horária:  20 horas/aula


Introdução ao curso

  • Orientações sobre o processo de construção da transição do departamento para o estratégico;
  • As responsabilidades dos gestores e profissionais de Compras;
  • Como definir os responsáveis;
  • O papel de cada profissional de acordo com a estrutura do Departamento de Compras.


A evolução do profissional de Compras dentro de um departamento em transformação

  • Os objetivos do Departamento, os estágios estratégicos de evolução do Departamento e qual sua importância para os profissionais da área;
  • A estrutura organizacional de acordo com o porte da empresa e a distribuição de atividades de acordo com a estrutura/cargo e o nível de maturidade;
  • As atividades desempenhadas pelos profissionais de Compras, porquê conhecê-las em detalhes e o retorno financeiro para empresa – conheça quais são estes retornos;
  • Os perfis tático e estratégico dos profissionais, os estágios de desenvolvimento e a importância de conhecer e entender a evolução das competências profissionais, que ocorre, lado a lado, com a evolução do Departamento;
  • Tecnologia da informação (TI) aplicada a Compras – conteúdo baseado em pesquisa realizada, documentada e registrada por instituição reconhecida nacionalmente;
  • Quais os sistemas de TI mais utilizados pelas empresas brasileiras, quais são aplicados a Compras, as ferramentas de inteligência artificial atuais e o estágio de utilização de ferramentas de inteligência analítica em Compras.


Gestão estratégica em Compras

  • Definição de visão estratégica e visão sistêmica – elas se complementam;
  • Os 11 objetivos da gestão estratégica em Compras;
  • Gerenciando a cadeia de valor;
  • Gestão por categorias – o que é e os 6 motivos para investir neste modelo de gestão;
  • Demonstrando e explicando as 5 categorias em Compras;
  • Gestão dos gastos e savings em Compras – as 10 etapas de construção da estratégia, do banco de dados e das análises das informações;
  • O SLA analisado - com vídeo de um modelo de contrato de fiscalização de serviços;
  • Spend analysis (com vídeo demonstrando a construção da planilha em Excel e que pode ser baixada) e matriz Kraljic;
  • Gestão dos gastos e savings em Compras – as 10 etapas de construção da estratégia, do banco de dados e das análises das informações – continuação;
  • Vídeo ensinando como construir o cartão de pontuação do fornecedor (SSC) com planilha Excel para baixar;
  • Gestão Operacional - implantando a estratégia em 4 etapas;
  • Os 6 relatórios de desempenho mais importantes em Compras;
  • Como construir e utilizar a planilha de monitoramento mensal de savings nas negociações (vídeo demonstrando a construção da planilha em Excel que pode ser baixada);
  • O relatório de savings YOY (year over year) explicado;
  • Capex e Opex em resumo;
  • A importância de medir os KPIs em Compras;
  • O que a empresa/departamento busca controlar quando implementa KPIs;
  • Todos os principais KPIs de Compras explicados e organizados em seus grupos: produtos, serviços, fornecedores e organizacionais;
  • Monitorar e agir – ações a partir dos resultados dos KPIs;
  • ROI em Compras em detalhes e com planilha para baixar;
  • Check list completo para implantar a estratégia no seu Departamento de Compras.


Negociação em Compras

  • Os perfis comportamentais e sua relação com o perfil ideal do(a) profissional negociador(a) em Compras;
  • Fatores que demandam negociações;
  • A escolha do modelo de negociação;
  • Compras transacionais e compras estratégicas;
  • RFI, RFQ, RFP;
  • A organização do mercado e as forças que impactam a negociação em Compras;
  • O posicionamento da empresa na mesa de negociação e sua influência no resultado final;
  • Negociação integrativa e distributiva;
  • Fatores que impactam a posição na mesa de negociações;
  • Análise SWOT aplicada às negociações;
  • As etapas de uma negociação bem sucedida - preparando a negociação vencedora;
  • O fluxo racional das etapas de uma negociação;
  • Todas as técnicas e táticas de negociação;
  • Os estilos de negociação e como se comportar na mesa de negociações;
  • Os argumentos que irão direcionar sua negociação para os seus objetivos;
  • Negociando savings e cost avoidance com a metodologia cost breakdown;
  • A cadeia produtiva e os grupos produtores de matérias-primas para entender os cost drivers e montar o cost breakdown;
  • Exercício de negociação utilizando a metodologia;
  • Cost avoidance x Cost reduction/savings;
  • Negociação de encargos financeiros com os fornecedores – o que é e como avaliar o melhor encargo de mercado no momento da negociação;
  • Onde buscar referências dos melhores encargos financeiros;
  • O que é o CET e qual sua importância na negociação;
  • Demonstração em vídeo, com planilha Excel disponível para baixar, de como calcular o melhor encargo financeiro em detalhes;
  • Desenvolvendo e aprovando os melhores fornecedores.


Gestão de contratos de fornecimento

  • Legislação brasileira sobre contratos
  • Glossário básico do Jurídico
  • Compliance em contratos
  • Cláusulas comuns na maioria dos contratos
  • ESG e suas cláusulas
  • Tipos de contratos mais utilizados no mundo corporativo das empresas privadas
  • Cláusulas especiais
  • Enunciado 331 na prestação de serviços
  • Documentação dos fornecedores
  • Tipos de assinaturas de contratos
  • Ferramentas de gestão
  • Regras para assinaturas
  • SLA em detalhes
  • Quando assinar um contrato
  • Cotação cost breakdown
  • Fases do processo de assinatura de contratos
  • Troca segura de fornecedor sob contrato


Apostila completa do curso, que será entregue, em formato digital, assim como todas as planilhas em Excel, conforme apresentadas em vídeos durante as aulas.

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